Proporcionar a troca de conhecimentos dos conteúdos ministrados pelos docentes ao longo do curso com as áreas de concentração de grupos de pesquisas existentes no Campus Carolina, valorizando o caráter interdisciplinar das pesquisas realizadas no contexto da gestão e desenvolvimento regional na Amazônia.

Discutir os conceitos de cadeias produtivas agrícolas e pecuárias. Dialogar sobre cadeias produtivas agrícolas, pecuárias e os sistemas agroindustriais, promovendo a análise crítica dos processos da agroindústria, formando opiniões sobre os principais problemas políticos, econômicos, sociais e ambientais.

Compreender algumas abordagens epistemológicas e metodológicas atinentes à 10 questão agrária brasileira implicadas especialmente à Amazônia Legal. Conhecer aspectos antropológicos e sociológicos da estrutura agrária brasileira. Compreender as distintas identidades, territorialidades, atores e estratificações sociais rurais e sua relação com a Amazônia Legal. Entender algumas similitudes e diferenças entre as agriculturas camponesa, familiar e patronal. Analisar criticamente o papel do Estado na aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento rural amazônico. Entender o papel dos movimentos sociais e organizações rurais no âmbito do acesso à terra, combate à fome e dignidade nas relações de trabalho. Conhecer as ruralidades contemporâneas emergentes na sociedade brasileira e suas implicações socioambientais na Amazônia Legal. Refletir criticamente sobre algumas características da estrutura agrária do Maranhão (Amazônia Legal Maranhense). Conhecer as especificidades dos povos e comunidades tradicionais, sua diversidade étnica (quilombolas, indígenas) e de gênero (quebradeiras de coco babaçu), que vivem e trabalham na Amazônia Legal.