A disciplina Física B tem como objetivo desenvolver o conhecimento dos modelos teóricos da Física para identificar os fenômenos e quantificá-los quando possível, na perspectiva de contribuir para a compreensão da ciência como atividade humana e de sua relação com a tecnologia e a sociedade podendo ampliar o conhecimento científico do aluno com os conceitos da Física.

A disciplina Modelagem Matemática tem como objetivo discutir e caracterizar os fundamentos relacionados aos modelos matemáticos, indicando e exemplificando campos de aplicações da modelagem matemática.

A disciplina História da Origem da Cultura Afro-Brasileira e Indiodescendente tem como objetivo analisar a história da formação da cultura brasileira através da relação com a cultura africana e dos povos originários que habitam o Brasil.

A disciplina Seminários Temáticos em Educação IV tem como objetivo desenvolver uma postura investigativa em torno dos problemas educacionais nacionais, regionais e locais, tendo em vista contribuir com o processo educativo escolar no Ensino Médio Técnico.


A disciplina Avaliação Educacional compreender a avaliação escolar como meio de planejar e replanejar as ações didático pedagógicas reconhecendo-a como possibilitadora dos avanços e rupturas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, bem como analisar as concepções de avaliação, reconhecendo que as práticas avaliativas e a escolha de procedimentos e instrumentos de avaliação são resultantes da concepção adotada.

A disciplina Estágio Supervisionado I tem como objetivo proporcionar aos alunos situações de inserção no cotidiano escolar de modo a promover a compreensão dos aspectos que caracterizam a organização das instituições educacionais nas dimensões físicas, administrativas, pedagógicas e, principalmente quanto a elementos do trabalho docente, relação professor-aluno, planejamento, recursos didáticos e tecnológicos, metodologia de ensino, elaboração e aplicação de atividades, processos de construção do conhecimento e avaliação.