A disciplina Cálculo III tem como objetivo estudar as funções de duas e mais variáveis com aplicações nas demais ciências propiciando ao aluno fundamentos sobre cálculo diferencial e integral e suas aplicações.

A disciplina Álgebra Linear II tem como objetivo desenvolver os conceitos fundamentais a fim de habilitar o aluno para a compreensão e utilização de métodos necessários à resolução de problemas que podem ser modelados matematicamente.


A disciplina Estruturas Algébricas tem como objetivo fundamentar os conjuntos numéricos, entre outros, como estruturas munidas de operações que satisfazem determinadas condições, enfatizando as estruturas algébricas de grupo, anel e corpo e seus principais resultados, estudando as relações entre tais estruturas, com foco nos homomorfismos e isomorfismos e os resultados fundamentais a eles relacionados.

A disciplina Laboratório de Ensino de Matemática tem como objetivo estimular a prática de pesquisa em sala de aula, baseada na utilização de instrumentos didáticos e na realização de experimentos com material manipulativo.


A disciplina Fundamentos da Teoria do Currículo tem como objetivo ampliar conhecimentos sobre os fundamentos das Teorias Curriculares no seu processo de construção social, relacionando seus referenciais teóricos, metodológicos e político/cultural, tendo como principal referência a formação do professor na área de matemática para o exercício docente no processo educativo escolar (educação básica e profissional técnica de nível médio).


A disciplina Seminários Temáticos em Educação II tem como objetivo proporcionar reflexões acerca dos conceitos fundamentais sobre a prática docente ao ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e como se dá a organização escolar e o planejamento do município polo nesta etapa da educação básica.


A disciplina Política e Legislação Educacional tem como objetivo compreender a organização da educação escolar nacional, através da aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre as principais concepções e normas que orientam a organização e o funcionamento da educação básica no Brasil e no Maranhão.