A disciplina Metodologia do Ensino da Matemática I visa contribuir com a formação inicial do professor de matemática envolvendo-o na organização do processo de ensino e de aprendizagem da matemática ao elaborar planejamentos em Educação Matemática para uma atuação profissional no campo da intervenção didática nas séries finais do ensino fundamental.

A disciplina Vetores e Geometria Analítica tem como objetivo fornecer ao estudante uma visão integrada dos conceitos de Vetores, Geometria Analítica e suas aplicações, tornando o estudante capaz de reconhecer e resolver problemas na área, desenvolvendo e consolidando atitudes de participação, comprometimento, flexibilidade, crítica e autocrítica no processo de ensino-aprendizagem.


A disciplina Psicologia da Educação tem como objetivo introduzir conteúdos referentes a Psicologia e suas contribuições para a Educação como subsídio para a formação dos futuros professores de Matemática. 

A disciplina Filosofia da Educação tem como objetivo compreender as teorias filosóficas na perspectiva histórica da educação.


A disciplina Cálculo I tem como objetivo ampliar o conhecimento científico do aluno utilizando-se da linguagem e do raciocínio lógico-matemático, a partir do cálculo diferencial e integral. Capacitar e qualificar o discente para continuidade de sua formação em disciplinas mais avançadas do programa do curso, com base na modelagem e na solução de problemas presentes no cotidiano.

A disciplina Seminários Temáticos em Educação I tem como objetivo desenvolver a percepção do papel social do professor como educador e capacidade para se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações do educando, o planejamento escolar e educacional e as implicações do uso de novas tecnologias da informação e da comunicação na escola.

Área especial para realização das avaliações de reposição e final da disciplina Ambientação em EaD e Informática Básica.


Etapa de recuperação em que o Componente Curricular é ofertado para estudo e uma avaliação presencial é aplicada.